An accessible version of this website containing similar content may be found at: page.php?ctx=2,2,96

Actividades e terapias assistidas por animais

Benefícios da Relação Homem-Animal

Os animais sempre tiveram uma enorme importância para o homem. A presença dos animais foi fundamental para situar o homem e as suas aspirações em quase todas as culturas, em diferentes épocas e continentes.

Pudemos, ao longo do anos, render-nos ao fascínio pelos animais, por meio do intelecto e também pelo sentimento que eles geram na maioria dos seres humanos.

Na cultura ocidental dos nossos dias existem relatos do século XVII sobre a importância dos animais na socialização e mudança do comportamento do homem. No século XVIII, teorias sobre a influência positiva dos animais de estimação começaram também a ser aplicadas a doenças mentais.

Já nos nossos dias, nas décadas de 70 e 80, as pesquisas em torno desta relação intensificam-se até chegarmos ao termo que conhecemos hoje “Actividades e Terapias Assistidas por Animais”.

Uma Actividade Assistida por Animais (AAA) é uma actividade de carácter lúdico, da qual podem advir resultados terapêuticos, recreativos e motivacionais. Não contempla objectivos definidos, as visitas são de conteúdo espontâneo e sem duração definida.

Uma Terapia Assistida por Animais (TAA) trata-se de um processo terapêutico no qual um animal é parte integrante do tratamento. As sessões são dirigidas por um profissional de saúde, com objectivos específicos previamente definidos, com a finalidade de promover melhorias no funcionamento físico, social, emocional e/ou cognitivo dos pacientes. Deve ser sempre devidamente documentada e avaliada.

Em ambas (TAA e AAA), o animal é uma influência motivadora que melhora a qualidade do tratamento, sempre e quando sob orientação de um técnico qualificado.

Um dos animais mais utilizados em Intervenções Assistidas por Animais é o cão. É um estímulo multisensorial, que chama a atenção dos pacientes. A sua presença tem como finalidade torná-los mais cooperantes e, a médio prazo, a generalização dos comportamentos gerados nas sessões à vida quotidiana.

O treino avançado dos cães permite efectuar exercícios complexos que captam de tal forma a atenção dos pacientes, que estes mantêm a sua concentração e atitude positiva face às experiências.



 


 


 

Vários estudos comprovam os benefícios desta relação:

- A excitação positiva motivada pela presença do animal, fomenta a expressão de emoções e a capacidade de comunicação. (Fundación Bocalán)

- A presença de um cão numa instituição potencia a interacção social dos utentes (ICBS, Inc.);

- Os cães aumentam o interesse em participar nas sessões de terapia (AFT);

- Os animais ajudam a aumentar a concentração em determinadas tarefas (Delta Society);

- O animal facilita a comunicação entre os técnicos e os pacientes (www.starlifeservices.com);

- A visita de um cão por 12 minutos melhora o funcionamento do coração e dos pulmões, diminui a libertação de hormonas negativas e baixa os níveis de ansiedade (American Heart Association);

- Os animais podem agir como poderosos catalisadores sociais (www.starlifeservices.com);

- Visitas de cães e de gatos ajudam a aliviar sentimentos de medo, desespero, solidão e isolamento em pacientes com doenças terminais (www.starlifeservices.com);

- Crianças com perturbações da aprendizagem e distúrbios emocionais beneficiam com a presença de animais, tornando-se mais reactivas, optimistas, comunicativas e responsáveis e demonstram mais compaixão (www.starlifeservices.com);

- A terapia assistida com animais diminui a percepção da dor e ansiedade, aumenta o nível de endorfina, ajudando a minimizar os efeitos da depressão, diminui a solidão melhorando consideravelmente o comportamento social, aumenta o desejo de lutar pela vida (Kawakami & Nakano, 2002; Hagmann, 1999);

- Benefícios sociais/psicológicos da relação com os animais (Phil Arkow):

- São catalisadores de comunicação
- Estimulam a memória e a atenção
- Não julgam
- São afectuoso
- Mantêm os utentes ocupados, são um foco de atenção
- Alter egos (projectamo-nos nos nossos animais)
- Estimulação táctil

Inês Santos Pereira
Maria Queiroz

Visite-nos em:FacebookTwitterYouTube
15261
ANIMAIS ESTERILIZADOS
até 18 - 08 - 2017
AJUDAS URGENTES
Ajuda Urgente
ADOÇÕES URGENTES
Adoçao Urgente