An accessible version of this website containing similar content may be found at: page.php?ctx=2,2,68

Cuidados com o cão e o comportamento

Cuidados com o cão e comportamento

Ensinar o seu cão a ser um membro bem comportado da família vai demorar algum tempo, mas valerá muito a pena quando ele se tornar num amigo e companheiro fiel.

Cães que vivem acorrentados podem transformar-se em ótimos cães de interior, desde que seja perseverante no período de adaptação. Prepare-se para que um cão que esteja habituado a estar no exterior aja sobre-excitadamente quando começar a entrar em casa. Não desista!

O seu cão acalmará muito assim que se habituar a estar dentro de casa. Ele apenas está excitado por estar num local novo, com novos cheiros e novas coisas para experimentar.

É fundamental percebermos que os cães são animais de grupo, geneticamente criados para trabalhar, brincar, comer e dormir com companhia. Ao manter o seu cão sozinho no quintal, está a transformá-lo num animal frustrado, infeliz, e potencialmente agressivo. Um cão quer ser parte de uma família!

Truques de comportamento

• Ladrar
Os cães acorrentados muitas vezes ladram por se sentirem frustrados e sozinhos. Basta desacorrentar o seu cão que ele ladrará menos. Alguns cães ladram mais à noite. Trazer o seu cão para dentro de casa à noite deverá terminar com o ladrar inteiramente!

Cães que se encontram bem exercitados e felizes são menos propensos a ladrar. Passeie o seu cão e deixe-o conhecer a vizinhança para que ele não se sinta ameaçado por esta. Um cão cansado e feliz dormirá em vez de ladrar.

Previna o ladrar crónico ensinando a palavra “Quieto”. Quando o seu cão começar a ladrar surpreenda-o com um som (como chamar o nome dele) ou com um toque no nariz. Quando ele estiver calado, diga “Quieto” e recompense-o. Assim, já pode usar o comando “Quieto” para o mandar calar.

• Pedir
Decida desde o início que ninguém alimentará o cão à mesa. Não permita aos convidados que quebrem esta regra. Alimente o cão antes da sua refeição e ele não estará faminto durante a refeição familiar.

• Morder
De cada vez que o cachorro morder o seu dedo diga “Ai” não da forma como uma pessoa diria mas da forma como um cachorro diria… bem agudo e forte. O cachorro vai pensar que o magoou. Ignore o cachorro durante alguns minutos após o episódio. Nunca o agarre ou lhe bata. Isso só vai piorar o comportamento que pretende evitar.

• Destruir propriedade
Nunca deixe o seu cão novo à solta quando sai de casa. Um cão não treinado não deve ser deixado sozinho com acesso a toda a casa. É preferível deixá-lo num parque de criança ou de cachorro (há parques com vedações em metal à venda em lojas de animais e que podem ser montados com vários tamanhos em qualquer divisão da sua casa) ou numa divisão da casa onde não possa fazer muitos estragos. Os privilégios ganham-se e o seu novo cão tem de ser maduro e treinado o suficiente para ser responsável antes de lhe ser dada total liberdade. Deixe-o com bastantes brinquedos próprios para mastigar durante a sua ausência.

Forneça-lhe brinquedos de borracha dura e de borracha mole, junto com brinquedos de puxar ou uma corda e guloseimas para mastigar. Encha uma bola snacky (brinquedo em forma de bola oca, que se pode encher de biscoitos que saem lentamente por um pequeno buraco quando a bola se mexe, à venda em lojas de animais) com guloseimas para manter o interesse dele e lhes ensinar bons hábitos de mastigação. Habitue o seu cão a estar sozinho para que ele não roa por estar nervoso. Gradualmente vá deixando o cão sozinho por períodos de tempo mais longos. Não se vá simplesmente embora. Despeça-se da mesma forma do seu cão de todas as vezes. Tanto a partida como a chegada devem ser calmas e discretas.

• Saltar às pessoas
Quando o seu cão saltar para si, recue ou vire-lhe as costas, não diga nada. Faça isto de cada vez que ele saltar. Não estabeleça com ele contacto visual, vocal ou físico. É isso que o cão quer de si. Dê atenção ao cão apenas quando as 4 patas estiverem no chão.
Procure na Internet ou vá à sua biblioteca em busca de informação acerca de treino comportamental de cães.
Visite-nos em:FacebookTwitterYouTube
15261
ANIMAIS ESTERILIZADOS
até 18 - 08 - 2017
AJUDAS URGENTES
Ajuda Urgente
ADOÇÕES URGENTES
Adoçao Urgente