An accessible version of this website containing similar content may be found at: page.php?ctx=2,2,57

Famílias de Acolhimento Temporário FATs

As Famílias de Acolhimento Temporário (FATs) são fundamentais para a protecção dos animais de rua.
Os gatos e cães nascidos e criados na rua estão em constante perigo. Sempre que possível, os gatinhos, os cachorros e os animais adultos dóceis, devem ser encaminhados para FATs enquanto aguardam por famílias que os queiram adoptar.

Não recomendamos que gatos adultos silvestres ou assilvestrados sejam retirados das suas colónias para serem domesticados. Esses animais nunca seriam felizes numa casa. A solução ideal para eles é a sua esterilização e desparasitação e posterior libertação na colónia, onde continuarão a ser alimentados e monitorizados diariamente.
No caso dos cães silvestres, a decisão sobre a sua socialização ou re-inserção na matilha é mais complexo - para mais informações, consulte a secção Cães silvestres/assilvestrados
Quando um animal adulto cria laços com o protector e se torna "quase doméstico", é recomendável que seja retirado da colónia ou matilha e encaminhado para adopção, uma vez que aprendeu a apreciar o afecto e a companhia dos seres humanos.



 


 

Em suma, sempre que um animal for dócil e apreciar a companhia e contacto humanos, estará melhor numa casa do que a viver na rua. A vida nas ruas é extremamente dura, sobretudo para os animais meigos, que são alvos fáceis para a maldade humana. Para além dos maus tratos, estes animais têm que enfrentar os rigores do Inverno (na maior parte das vezes sem qualquer tipo de abrigo), doenças (sem qualquer tipo de tratamento), fome (raramente têm acesso a alimento suficiente e de qualidade), atropelamentos (que quando não os matam os deixam feridos e a agonizar dias a fio - ficam muitas vezes vivos e imóveis nas bermas das estradas, sem que ninguém se preocupe em parar para ver se ainda respiram), ou o abate nos canis municipais.



 


 

O trabalho das FATs é extremamente meritório e de uma generosidade sem limites. Em vez de adoptarem definitivamente um ou dois animais em risco, acolhem temporariamente e ajudam um número muito superior de animais. De cada vez que acolhem um animal, cuidam dele como se fizesse parte da sua família, tratam dele se estiver doente, ensinam-lhe as regras de permanência dentro de casa e, posteriormente, deixam-no seguir o seu rumo para poderem receber outros animais em risco. Esta é, sem dúvida, a forma mais nobre e abnegada de ajudar estes animais.



 


 

Infelizmente, as FATs disponíveis são sempre muito menos do que os animais que precisam de acolhimento. Milhares de cães e gatos morrem nas ruas e em canis municipais por não haver famílias dispostas a acolhê-los temporariamente enquanto se tenta a sua adopção definitiva.

Caso esteja interessado em ser FAT de um animal em risco, por favor contacte-nos para o endereço geral@animaisderua.org

Visite-nos em:FacebookTwitterYouTube
15261
ANIMAIS ESTERILIZADOS
até 18 - 08 - 2017
AJUDAS URGENTES
Ajuda Urgente
ADOÇÕES URGENTES
Adoçao Urgente