An accessible version of this website containing similar content may be found at: page.php?ctx=2,2,33

Gatos difíceis de capturar

Os gatos podem tornar-se tímidos em relação às armadilhas. Este é um dos motivos pelos quais é importante tentar capturar toda a colónia numa só captura, ou no mínimo de capturas possível. É muito mais eficaz fazer uma captura de um dia inteiro do que várias capturas de poucas horas. Quantas mais vezes os gatos virem as armadilhas em funcionamento, melhor vão aprender a evitá-las e a dominar a técnica de remover a comida sem fazerem accionar a armadilha.

Existem várias técnicas que podem ajudar a capturar estes gatos difíceis:

HABITUAR OS GATOS A COMER DENTRO DA ARMADILHA

Fazer um curto intervalo nas capturas pode reduzir o medo do gato em relação à armadilha. Durante este período de tempo, disponha as armadilhas como habitualmente, mas sem a porta de transbordo e com a porta de entrada fechada, para que não seja possível accioná-las. Coloque comida de gato junto à porta da frente, de forma a que os gatos entrem livremente pela porta de transbordo, comam a comida e voltem a sair livremente, sem que a armadilha se feche. Poderá colocar um pequeno rasto de comida, desde o exterior da armadilha até ao fundo do interior da mesma, junto à porta da frente, onde colocará a porção maior de comida. Alimente os gatos no mesmo local e à mesma hora de sempre. O objectivo é que os gatos se habituem à presença das armadilhas e deixem de as considerar uma ameaça. Controle as armadilhas enquanto os gatos comem para se assegurar que não são roubadas ou que os gatos não ficam acidentalmente presos. O gato que pretende capturar vai ver os outros gatos a comer livremente dentro das armadilhas e vai certamente fazer o mesmo. Quando estiver preparado para activar a armadilha, não se esqueça de reter a comida por 24 horas.



 

TENTE USAR UMA ARMADILHA MAIOR

Alguns gatos sentem-se mais confortáveis ao entrar numa armadilha maior, com uma entrada mais alta e mais larga. Pode também usar uma armadilha multi-capturas ou uma armadilha de cão.

TORNE A ARMADILHA MAIS CATIVANTE

Considere usar algumas iguarias com cheiro intenso como isco:
- Pedaços de comida de boião de bebé (que não contenha cebola)
- Catnip
- Outros petiscos, como atum em lata (ou sangacho de atum), peixe cozido ainda morno, comida de gato enlatada, sardinhas, anchovas, ou frango assado ainda morno (sem ossos).

USE TÉCNICAS DE DISTRACÇÃO PARA ENCAMINHAR O GATO ATÉ À COMIDA QUE ESTÁ DENTRO DA ARMADILHA

Pode guiar o gato em direcção à armadilha com um ponteiro de laser. Use o ponteiro de laser a uma distância considerável. Outra técnica de distracção é pendurar um pedaço de frango assado num fio por cima da alavanca que acciona a armadilha. O gato irá entrar na armadilha e pisar a alavanca para alcançar o frango.
Coloque a armadilha num local mais reservado ou camufle a armadilha. Mover a armadilha para um local mais sossegado ou mais protegido pode aumentar a confiança do gato ao ponto de ele entrar na armadilha. Pode também tapar a armadilha com a vegetação local. Esconda a armadilha debaixo de um arbusto, ou dentro de uma caixa para que o gato sinta que está a entrar num local escuro. Disfarce a armadilha cobrindo-a com ramos, folhas ou outros materiais naturais. Simplesmente cobrir a armadilha com um tecido escuro ou uma toalha pode ajudar. Certifique-se sempre que o material que usa como cobertura da armadilha não impede que ela seja accionada.

RETENHA A COMIDA POR DOIS DIAS

Para gatos particularmente difíceis de apanhar, retenha todas as fontes de alimentação por 48 horas, mas não mais do que isso. Nunca retenha a água. Accione manualmente a armadilha. Ate um fio a um pedaço de madeira ou a uma garrafa e apoie a porta da armadilha nesse objecto. Quando o gato entrar na armadilha, simplesmente puxe o fio para fechar a porta. Pratique accionar a armadilha manualmente antes de tentar capturar o gato.



 

USE UMA ARMADILHA SUSPENSA (Drop Trap)

As armadilhas suspensas permitem capturar o gato sem o obrigar a entrar num espaço confinado e sem depender dele pisar uma alavanca para serem accionadas. Estas armadilhas são geralmente quadrados largos de madeira coberta com rede que, quando accionados manualmente com um fio, caem em cima do gato. As armadilhas suspensas permitem facilmente a transferência do gato da rede para uma caixa transportadora. A armadilha suspensa é usada em último recurso, uma vez que requer a sua construção ou a aquisição de uma. Se quiser obter instruções para a construção de uma armadilha deste tipo, por favor contacte-nos: geral@animaisderua.org.

DÊ UM DESCANSO ÀS ARMADILHAS

Se o gato não for capturado após várias tentativas, faça um intervalo de uma ou duas semanas nas capturas (excepto no caso de o gato estar doente ou ferido). Os gatos que se tornam receosos das armadilhas necessitam de tempo para deixarem de temer entrar nas armadilhas.

Visite-nos em:FacebookTwitterYouTube
15261
ANIMAIS ESTERILIZADOS
até 18 - 08 - 2017
AJUDAS URGENTES
Ajuda Urgente
ADOÇÕES URGENTES
Adoçao Urgente