16 formas de ajudar um animal que vive preso a uma corrente ou num canil

Dog 1. Traga o seu cão para dentro de casa! Os cães aborrecem-se e sentem-se sós quando deixados sozinhos num espaço pequeno dia após dia, mês após mês, ano após ano. Os cães são animais sociais, que vivem em matilha no seu estado natural, e por isso são felizes dentro de casa com a sua “matilha”, a sua família humana. Para que o seu cão se comporte bem dentro de casa, leia os truques sobre treino e modificação de comportamento que seguem abaixo. Os cães de interior tornam-se nos melhores cães de guarda.

Ourfence 2. Construa uma vedação à volta da sua propriedade. As vedações permitem aos cães movimentar-se livremente e não têm de ser muito caras, desde que esteja disposto a ter um pouco de trabalho. Para construir uma vedação de baixo custo, basta enterrar postes de madeira ou postes metálicos em T e fixar-lhes a vedação (ver abaixo.)
Pode também indagar junto de companhias que fabriquem vedações, em particular vedações comerciais, se estas não têm materiais de sobra que possam doar.

3. Construa um sistema de trela com cabo e roldana se não puder construir uma vedação. Este sistema é barato e dará ao cão muito mais liberdade de movimentes do que uma corrente.

trela com cabo e roldana


4. Se o seu cão consegue fugir apesar da vedação, siga estas sugestões:

• Se o seu cão consegue saltar sobre uma vedação baixa, torne-a mais alta, utilizando para isso os postes metálicos em T e colocando malha para vedação na metade superior destes (ver abaixo.) Também pode adquirir vedação de cana ou de bambu, que é bastante económica e vende-se em rolos de 1,80 m. Ligue a vedação de bambu à vedação já existente. É difícil para um cão saltar sobre uma superfície lisa.

Rede

• Instale uma vedação eléctrica. Nas lojas de animais assim como nas de bricolage pode comprar kits de vedação eléctrica tanto para recintos vedados como não vedados. Algumas vedações aplicam-se sobre outras já existentes, enquanto outras são enterradas no solo.

• Instale um “fio eléctrico” na parte superior da sua vedação. Para tal consulte uma loja de ferragens ou de equipamentos para quintas. Estes fios são normalmente utilizados para conter vacas e cavalos. Também intimidam os assaltantes.

• Se o seu cão escapa por buracos que escava por baixo da vedação, enterre rede de capoeira a uma profundidade de 30 cm em relação ao ponto de encontro entre a vedação e o solo (dobrando para dentro as pontas). Pode também escavar um fosso sob a vedação e enche-lo com cimento (ao longo de toda a cerca ou apenas nos “locais problemáticos”).

5. Compre um cabo leve de 4,5 m, 6 m ou 9 m se não for possível optar por uma vedação ou um cabo próprio com roldana. Ligue o cabo a uma estaca forte que possa enroscar e fixar bem ao solo. Coloque a estaca num local central para que o cão se possa mover em todas as direcções.

6. A esterilização do cão/cadela também o irá tornar mais calmo e ter menos tendência a fugir. Um animal esterilizado não irá fugir na época de cio em busca de outro animal para acasalar. A esterilização NÃO vai alterar a personalidade do seu cão. A esterilização traz inúmeros benefícios para a saúde do seu animal.
Se não tem recursos económicos para esterilizar o seu animal por favor contacte a Associação Animais de Rua: geral@animaisderua.org.

7. Substitua coleiras antigas e deterioradas por coleiras de nylon novas. Confirme se a coleira não está demasiado apertada. Deve conseguir colocar com facilidade dois dedos entre a coleira e o pescoço do cão. Se necessitar de fazer mais um furo na coleira, perfure-a martelando um prego grosso.

8. Forneça comida e água fresca ao seu animal todos os dias. comida e água fresca Pode colocar a taça da água no interior de um pneu ou num buraco no chão para evitar que se vire. Também pode prender um balde de água a uma casota de madeira ou a uma cerca. Estique fio, uma pequena corrente, um elástico ou uma corda através do balde e fixe-o de cada lado do mesmo.

9. Forneça abrigo adequado ao seu cão. Os cães têm frio no Inverno exactamente como nós, especialmente os cães de pelo curto. Se estiver demasiado frio para você dormir lá fora, o seu cão também irá ter frio. Se não puder trazer o cão para dentro de casa num Inverno gelado, encha a casota dele com feno ou aparas de madeira para o ajudar a reter o calor (as aparas de madeira são preferíveis ao feno pois apodrecem com menos facilidade e não têm ácaros).

Para evitar correntes de ar dentro da casota, a porta de entrada deve ser coberta com uma banda de plástico. Pode usar uma cobertura de assento de automóvel, uma passadeira ou carpete plástica.

• As casotas devem ser suficientemente grandes para que o cão possa estar de pé e dar voltas confortavelmente, mas pequenas o suficiente para reter o calor do corpo do animal.

• As casotas de madeira devem ser colocadas a alguns centímetros do chão para prevenir o seu apodrecimento e a entrada de chuva. Pedaços lisos de cimento são uma forma fácil de elevar uma casota.

• Os cães gostam de ter mantas e cobertores para dormir, tal como nós. Lembre-se de os lavar regularmente (uma vez por semana, pelo menos.)

Cuca 10. Dê ao seu cão brinquedos e ossos para roer. Os cães necessitam do estímulo fornecido pelos brinquedos, tal como as crianças. Um grande osso irá manter o cão ocupado durante horas. Até uma toalha com um nó ou uma bola irão proporcionar horas de distracção ao seu animal nos períodos que passa sozinho.

Snow 11. Leve o seu cão a passear. É absolutamente imprescindível para o seu cão sair regularmente do espaço habitual, ver coisas novas e cheirar novos aromas. Passear o seu cão é um óptimo exercício não só para ele, como também para si! Se o cão for muito forte ou grande pode usar uma coleira peitoral ou uma coleira estranguladora para facilitar o passeio. Mesmo que viva numa casa com jardim, é essencial que leve o seu cão a passear pelo menos uma vez por dia. Se viver num apartamento, o seu cão deverá passear no mínimo quatro vezes por dia.

Escola 12. Leve o seu cão à escola. O treino de obediência pode resolver problemas de comportamento e ajudar o cão a aprender a ser um bom cão “de interior”. O treino deve utilizar sempre o reforço positivo, e nunca a violência.

13. Desparasite o seu cão externa e internamente todos os anos. As picadas de pulga causam um enorme desconforto ao seu animal. Pode adquirir desparasitantes em lojas de animais, farmácias e clínicas veterinárias.

14. Forneça sombra ao seu animal no Verão. Uma casota não é o mesmo do que uma sombra. Dentro da casota fica muito quente nos meses de Verão. Plante árvores para darem sombra. Também pode criar sombras com lonas, guarda-sóis ou placas de madeira.

15. Encha uma piscina insuflável ou de plástico rígido para os meses quentes de Verão. A maioria dos cães gosta tanto como nós de se refrescar numa piscina. É uma maneira económica de tornar suportáveis para o seu cão os dias mais quentes do ano.

16. Considere encontrar um novo lar para o seu cão se não conseguir satisfazer as suas necessidades básicas. Fale com associações de defesa animal, ponha um anúncio no jornal e na internet e contacte amigos e família. Se não conseguir dar qualidade de vida ao seu cão, a atitude mais generosa que pode ter por ele é encontrar-lhe um novo lar.

O SEU CÃO MERECE MAIS DO QUE SER UM PRISIONEIRO NO SEU PÁTEO.

CONSIDERE DAR-LHE ALGUMA LIBERDADE.

Será que a corrente cria bons cães de guarda?
Não!

A corrente gera agressividade nos cães. Mas agressividade não é o mesmo que protecção.
Há uma diferença entre criar um cão protector e um cão agressivo. Um cão protector está habituado a estar com pessoas e sabe quando a sua família está sob ameaça. Um cão aprende a ser protector passando muito tempo com pessoas e aprendendo a conhecer e a amar a sua família humana. Quando o seu cão o ama a si e à sua família, ela vai querer protege-los!

Deixar um cão acorrentado e ignorá-lo equivale a criar um cão agressivo. Os cães agressivos não sabem distinguir entre uma ameaça e um amigo da família, porque não estão habituados a pessoas. Cães agressivos atacarão qualquer pessoa. Atacarão crianças que passeiem no quintal, um polícia, o funcionário da Câmara, o carteiro, outros cães, etc.

Se o seu cão agressivo atacar alguém no seu quintal ou quebrar a corrente e atacar, você corre o risco de ser processado e obrigado a pagar as despesas médicas da pessoa ferida. O seu cão será provavelmente abatido se atacar alguém, mesmo que o ataque ocorra na sua propriedade.

Acorrentado
Prisão perpétua sem liberdade condicional

Um cão acorrentado não pode fazer nada contra um intruso! Apenas pode ladrar.
Você levanta-se para investigar de cada vez que o seu cão ladra? Obviamente, um cão que ladra não é um modo eficiente de guardar a sua casa.

Estatísticas demonstram que um cão de interior é uma das medidas de segurança mais eficazes.
Há inúmeras notícias de cães de interior que salvam as suas famílias de incêndios, intrusos e até de fugas de gás. Um ladrão pensará duas vezes antes de assaltar a sua casa se ouvir um cão do outro lado da porta.
Um assaltante não hesitará em assaltar a sua casa se houver um cão acorrentado a ladrar no quintal.

Os cães polícia K9 são cães de guarda extremamente eficientes e normalmente vivem em casa com o polícia e a sua família.
Os agentes de polícia K9 sabem que para terem os cães mais espertos e protectores possível, precisam de passar horas e horas com eles. Os cães polícia tornam-se uma parte amada da família do agente. Não estão acorrentados e negligenciados no quintal. São tratados com afecto pelos agentes. Este afecto faz com que o cão queira proteger o agente.

Se o que você procura é um alarme contra ladrões, considere adquirir um alarme electrónico.
A instalação é geralmente gratuita e a pequena mensalidade perfaz sensivelmente o mesmo montante que a alimentação do seu cão. Um alarme electrónico é também certamente mais eficiente do que um cão! Quando o seu alarme disparar por mais de um minuto a polícia irá a sua casa. E um som penetrante soará continuamente.

Bd1
Banda desenhada Mutts, por Patrick McDonnell

- Olha o rapaz.
- O pai dele tem-me acorrentado. O pai do pai dele tinha o cão acorrentado e o pai do pai do pai dele fazia o mesmo… suspiro…
- Apenas mais uma corrente que tem de ser quebrada

Cuidados com o cão e comportamento

Ensinar o seu cão a ser um membro bem comportado da família vai demorar algum tempo, mas valerá muito a pena quando ele se tornar num amigo e companheiro fiel.

Cães que vivem acorrentados podem transformar-se em óptimos cães de interior, desde que seja perseverante no período de adaptação. Prepare-se para que um cão que esteja habituado a estar no exterior aja sobreexcitadamente quando começar a entrar em casa. Não desista!

O seu cão acalmará muito assim que se habituar a estar dentro de casa. Ele apenas está excitado por estar num local novo, com novos cheiros e novas coisas para experimentar.

É fundamental percebermos que os cães são animais de grupo, geneticamente criados para trabalhar, brincar, comer e dormir com companhia. Ao manter o seu cão sozinho no quintal, está a transformá-lo num animal frustrado, infeliz, e potencialmente agressivo. Um cão quer ser parte de uma família!

Tj
O TJ costumava estar acorrentado e é agora um óptimo cão de interior!

Truques de comportamento

Ladrar

Os cães acorrentados muitas vezes ladram por se sentirem frustrados e sozinhos. Basta desacorrentar o seu cão que ele ladrará menos. Alguns cães ladram mais à noite. Trazer o seu cão para dentro de casa à noite deverá terminar com o ladrar inteiramente!

Cães que se encontram bem exercitados e felizes são menos propensos a ladrar. Passeie o seu cão e deixe-o conhecer a vizinhança para que ele não se sinta ameaçado por esta. Um cão cansado e feliz dormirá em vez de ladrar.

Previna o ladrar crónico ensinando a palavra “Quieto”. Quando o seu cão começar a ladrar surpreenda-o com um som (como chamar o nome dele) ou com um toque no nariz. Quando ele estiver calado, diga “Quieto” e recompense-o. Assim, já pode usar o comando “Quieto” para o mandar calar.

Pedir

Decida desde o início que ninguém alimentará o cão à mesa. Não permita aos convidados que quebrem esta regra. Alimente o cão antes da sua refeição e ele não estará faminto durante a refeição familiar.

Morder

De cada vez que o cachorro morder o seu dedo diga “Ai” não da forma como uma pessoa diria mas da forma como um cachorro diria… bem agudo e forte. O cachorro vai pensar que o magoou. Ignore o cachorro durante alguns minutos após o episódio. Nunca o agarre ou lhe bata. Isso só vai piorar o comportamento que pretende evitar.

Destruir propriedade

Nunca deixe o seu cão novo à solta quando sai de casa. Um cão não treinado não deve ser deixado sozinho com acesso a toda a casa. É preferível deixá-lo num parque de criança ou de cachorro (há parques com vedações em metal à venda em lojas de animais e que podem ser montados com vários tamanhos em qualquer divisão da sua casa) ou numa divisão da casa onde não possa fazer muitos estragos. Os privilégios ganham-se e o seu novo cão tem de ser maduro e treinado o suficiente para ser responsável antes de lhe ser dada total liberdade. Deixe-o com bastantes brinquedos próprios para mastigar durante a sua ausência.

Brinquedo Caes Forneça-lhe brinquedos de borracha dura e de borracha mole, junto com brinquedos de puxar ou uma corda e guloseimas para mastigar. Encha uma bola snacky (brinquedo em forma de bola oca, que se pode encher de biscoitos que saem lentamente por um pequeno buraco quando a bola se mexe, à venda em lojas de animais) com guloseimas para manter o interesse dele e lhes ensinar bons hábitos de mastigação. Snacky Habitue o seu cão a estar sozinho para que ele não roa por estar nervoso. Gradualmente vá deixando o cão sozinho por períodos de tempo mais longos. Não se vá simplesmente embora. Despeça-se da mesma forma do seu cão de todas as vezes. Tanto a partida como a chegada devem ser calmas e discretas.

Saltar às pessoas

Quando o seu cão saltar para si, recue ou vire-lhe as costas, não diga nada. Faça isto de cada vez que ele saltar. Não estabeleça com ele contacto visual, vocal ou físico. É isso que o cão quer de si. Dê atenção ao cão apenas quando as 4 patas estiverem no chão.
Procure na Internet ou vá à sua biblioteca em busca de informação acerca de treino comportamental de cães.

Dicas para treino de casa

A regra de ouro no treino de casa é…

NUNCA perca de vista um cão não treinado dentro de casa! De cada vez que um cão faz as suas necessidades no interior da casa, isso ensina-lhe que essa é uma conduta correcta. Um cão não treinado deve estar numa das seguintes situações: (1) no interior sob a sua supervisão; (2) no exterior; ou (3) num caixote. Se seguir estas regras de treino de casa, o seu cão deverá estar treinado dentro de uma semana ou duas. E sim, cães adultos podem ser treinados!

Os cães são animais limpos e preferem sempre ter a sua casa limpa. O seu cão quer fazer a coisa certa, mas para isso é preciso que ele saiba qual é ela. Tem de mostrar ao seu cão o local adequado para fazer as necessidades lá fora.

O melhor método de treino é o método do caixote. Compre uma transportadora ou uma jaula que tenha tamanho suficiente para o cão ficar de pé, poder dar a volta e deitar-se. Esta vai ser a sua “toca” e o seu local para dormir. Sujar o sítio onde dorme vai contra o instinto natural do cão. Até os pequenos cachorros farão o possível para não fazer as necessidades no caixote.

No primeiro dia, deixe o cão entrar e sair do caixote à vontade. Coloque lá dentro um cobertor ou uma toalha, assim como algumas guloseimas e brinquedos. Dê-lhe a ideia de que aquela é a sua sala privada. Coloque-o fora do caminho, mas perto da família, para que ele possa ver o que se passa.

Cachorros pequenos precisam de ser levados lá fora muitas vezes ao dia. Eles precisam de fazer as suas necessidades nos 30 minutos seguintes a brincarem, comerem, terem dormido ou exercitado. Cães mais velhos necessitam de ir lá fora 4 vezes ou mais por dia. Leve sempre o cão ao MESMO local no exterior. O odor irá lembrá-lo da razão porque se encontra ali.

Quando o cachorro fizer as suas necessidades no exterior, elogie-o, “Cão lindo!!” e dê-lhe uma guloseima. O elogio pelo bom comportamento é a chave de um treino bem sucedido! Rapidamente o cão irá associar o bom comportamento a privilégios e vai estar ansioso por fazer as necessidades no exterior.

Se estiver em casa e vir que o cão começa a cheirar e a andar em círculos, agarre-o rapidamente e encoraje-o a ir lá fora. Se o apanhar em flagrante, surpreenda-o com um barulho e diga a palavra NÃO e depois leve-o lá fora. Elogie-o se ele terminar no exterior.

E se encontrar o resultado no chão mas não tiver visto o seu cão a fazê-lo? Simplesmente, limpe sem repreender o cão. Os cães não conseguem associar erros passados com a repreensão que recebem agora. Tem de apanhar o cão em flagrante para que a correcção seja eficaz. Esfregar o nariz do cão na porcaria ou bater-lhe com um jornal apenas irá amedrontá-lo e leva-lo a fazer as suas necessidades em locais escondidos no interior. Ele vai acertar pelo desejo de o agradar a si, e não pelo medo de ser castigado.

Use um produto de limpeza que elimine odores e bactérias, ou água com vinagre. Se não limpar muito bem a mancha, o cheiro pode dar-lhe vontade de fazer as necessidades ali.

Os cães não gostam de sujar o seu ninho. Na hora de deitar, leve o cão à rua e feche-o no seu caixote para passar a noite. Ele fará um esforço para não sujar a sua cama. Depois, de manhã, leve-o imediatamente à rua. Alguns cachorrinhos podem não ter controlo muscular suficiente para aguentar toda a noite e terão de ser levados lá fora a meio da noite.

Não alimente o cão depois das 18h. Isso ajudará o cão a aguentar toda a noite sem acidentes.

Os cães podem ser deixados no caixote por 4 a 6 horas (nunca mais de 8 horas). Se não puder vir a casa durante o dia enquanto está a treinar o seu cão, considere deixa-lo no exterior ou numa divisão da casa onde não possa causar demasiados estragos, sempre com bastantes brinquedos para se distrair.


Banda desenhada Mutts, por Patrick McDonnell

- O que está na minha lista para hoje?
- Ficar preso no quintal.
Suspiro
- Gostava de poder eliminar esta.

Instalação de um sistema de trela com roldana

Troley

Um sistema destes não é a melhor solução para ajudar um cão acorrentado!

Por favor considere construir uma cerca ou levar o seu cão para dentro de casa em vez de o prender a uma trela, mesmo que com roldana. Os cães necessitam de correr livremente. Você gostaria de passar a sua vida acorrentado? O seu cão também não!

Um investimento único numa vedação irá aumentar o valor da sua propriedade e melhorar a qualidade de vida do seu cão incomensuravelmente. Se o seu cão é um saltador de cercas, existem alternativas (ver acima.)

No entanto, um sistema de trela com roldanas é melhor do que uma corrente fixa. Instalar este sistema de cabos é fácil. É como se se tratasse de uma corda da roupa à qual está ligada a trela do cão. A trela está ligada ao cabo por uma roldana. O cão pode correr para trás e para a frente a todo o comprimento do cabo.

Não se esqueça de levar o seu cão a passear com frequência!

O Método Mais Fácil

O modo mais fácil de montar o sistema é entre duas árvores. Apenas demorará alguns minutos a esticar o cabo entre as árvores. Se não tiver duas árvores, pode facilmente enterrar postes no solo fazer correr o cabo entre os postes.

IMPORTANTE!
Tenha em atenção o local onde instala o sistema, de forma ao cão não poder emaranhar-se na trela ou conseguir saltar uma vedação. Se existir uma cerca no local e o cão a saltar com a trela posta, pode ficar enforcado.

Acorrentado

O kit de trelas e roldana inclui travões que você pode colocar em qualquer lugar do cabo para travar a roldana. Por exemplo, se você quiser parar o cão a cerca de um metro do fim do cabo, coloque um travão a um metro do fim do mesmo. A roldana não poderá ultrapassar o travão.

Pode comprar travões extra em lojas de bricolage. Peça grampos para corda. Tenha a certeza de qual é o tamanho que melhor se adapta ao seu cabo. Se o grampo for demasiado grande, irá rodar em torno do cabo.

Bd3
Banda desenhada Mutts, por Patrick McDonnell

- Eu posso guardar de ladrões, eu posso guardar de pragas, mas…
- Ão Ão Ão
- Como é que se guarda da solidão?


A Maggie viveu presa a uma corrente com menos de 2m durante sete anos. Pode ver quão pouco espaço ela tinha para se mover.

Como a Maggie pode saltar a vedação, tivemos de evitar que com o novo sistema ela se aproximasse em demasia dessa mesma vedação. De outra forma, ela poderia salta-la e enforcar-se. Pusemos um travão (grampo para corda) no cabo a vários centímetros da vedação. O travão impede a Maggie de se aproximar demasiadamente da vedação. Agora, a Maggie tem muito mais espaço, e CORRE para a frente e para trás no cabo. Ela gosta de poder escolher entre vários locais para se enrolar e dormir.

Como instalar um poste

Materiais:

• Um poste forte de madeira. O poste deve ter comprimento suficiente para ter cerca de 45 cm sob o solo e 1,5 m a 2 m acima da superfície. Idealmente, o poste deveria ter altura suficiente para que se pudesse andar sob o cabo. O poste tem de ter vários centímetros de espessura para que não se parta.

• 18 Kg de mistura de cimento para postes. Pode usar a mistura rápida.
• Um pau ou uma vara.

• Uma pá ou outra ferramenta para escavar e enterrar o poste.

Instruções:

1. Escave um buraco para o poste. O poste tem de estar enterrado no chão a pelo menos 45cm ou 60cm de profundidade.

2. Coloque algumas pedras no fundo do buraco e depois ponha o poste no buraco. Será mais fácil se tiver alguém que segure o poste no centro do buraco.

3. Verta cerca de um terço da mistura de cimento para o buraco (verta em redor do poste). A seguir, verta cerca de 3,5 l de água e mexa o cimento com o pau.

4. Continue a verter a mistura de cimento e a mexer com a água até que o buraco esteja cheio com a mistura de cimento. Tenha em atenção as instruções da embalagem.

5. Cubra o cimento com a terra retirada do buraco. Empilhe pedras em redor da base do poste para o manter no lugar enquanto o cimento seca.

6. Em 24 h o seu poste deverá estar fixo se usar cimento normal. Com a mistura rápida, o seu poste estará pronto numa hora.

Roldanas

Legenda do esquema: Cabo percorre 3m ou mais
Roldana
Árvore
Corda permitindo o máximo de espaço disponível

Como construir uma vedação de malha

Pode comprar os materiais em lojas de equipamentos rurais.

Materiais:

1. Postes: Pode escolher postes metálicos em T ou postes de madeira. Pode pedir que lhe cortem os postes de madeira com as dimensões escolhidas por si. Se disser ao funcionário da loja as dimensões da vedação, ele pode sugerir-lhe o número de postes de que vai necessitar. Geralmente os postes são colocados a uma distância de 2 m a 3 m entre si.

2. Tela de malha: Vem em rolos, com diferentes resistências. A sua vedação será mais forte se adquirir uma malha forte (tal como a de metal soldado em baixo.)

3. Arame a metro ou atilhos de metal para atar a malha aos postes: O arame a metro vem em rolos e pode ser cortado aos pedaços. Também se pode usar uma pistola de agrafos para fixar a malha aos postes de madeira.

4. Cimento no caso de optar por postes de madeira. Os postes metálicos em T também ficam mais fortes se fixados em cimento. Peça aos funcionários da loja para o aconselharem quanto à quantidade de sacos a comprar em função do tipo de postes que está a usar. Normalmente um saco de 18Kg de cimento pode ser usado para colocar dois postes.

5. Pá ou outra ferramenta para escavar e enterrar o poste.

Rede

Legenda da foto: Malha fina e poste em T Vedação de malha forte

Instruções

• Determine a localização da sua vedação. Pode marcar com estacas de madeira enterradas no chão os locais onde planeia que fiquem os cantos da sua vedação, e atar um fio de estaca a estaca. Pode depois colocar os seus postes ao longo do fio.

• Martele os postes em T até os enterrar no solo ou fixe-os com cimento. Os postes de madeira devem ser colocados em cimento.

• Pelo menos 45 cm do poste deverão ficar enterrados sob o solo. Os postes em T deverão ser enfiados no chão até à sua extensão em “V” estar coberta.

• Quanto mais perto colocar os postes uns dos outros, mais forte será a vedação. Por exemplo, se os postes estivessem a 15 m de distância uns dos outros, a vedação ficaria frouxa no meio.

• Fixe a malha aos postes com atilhos metálicos ou arame a metro. Fixe a malha no alto do poste, a meio, e na base do poste.

Foto4

• A vedação pode ser fixada a postes de madeira com arame ou com uma pistola de agrafos.

Um portão funcionará melhor se for fixado a um poste enterrado em cimento. Pode comprar portões em lojas de bricolage. Também pode fazer um portão com madeira e malha para vedação.

Foto1

Legenda da foto: O portão de madeira está fixado ao poste de madeira com uma simples dobradiça de porta. Também foi adicionado um fecho corrediço para ajudar a manter a vedação fechada. Um cadeado de bicicleta também pode ser utilizado para manter o portão firmemente fechado.

Eleve a sua vedação de rede de capoeira

Para tornar a sua vedação de rede de capoeira mais alta, compre um rolo de malha para vedação, também conhecido como tecido de ferragens. Está disponível em lojas de bricolage e em lojas de ferragens e de equipamentos para quintas.

A malha para vedação pode ter diferentes resistências. Algumas são muito finas e fáceis de dobrar (tal como a rede de capoeira) e algumas são grossas e firmes. Escolha uma que seja firme o suficiente para ficar direita sobre a sua vedação mas flexível o suficiente para que a possa dobrar e fixar.

Desenrole a vedação e prenda-a ao topo da sua. Pode liga-las com pedaços de atilho metálicos pré-cortados ou com arame. O arame vem num rolo e pode corta-lo com o comprimento desejado.

Aqui em baixo pode ver a malha metálica presa ao topo da vedação de rede de capoeira. A malha é suficientemente forte para ficar direita por si só.

Meshtop

Aqui em cima as fotografias mostram a malha metálica ligada à vedação de rede de capoeira. Atilhos metálicos foram enfiados através da malha, ao redor da vara no topo da vedação e torcidos até fecharem.

Este projecto demorou apenas umas poucas horas e FUNCIONOU! O proprietário tinha um cão que saltava constantemente a vedação. Depois de fazer a extensão em altura, o cão deixou de conseguir escapar.

Se não conseguir prender arame directamente ao topo da sua vedação, pode colocar grandes postes em T a cerca de 2m de distância uns dos outros ao longo da vedação. Pode então prender a malha através da parte superior dos postes em T. Pode martelar os postes em T com um malho até os conseguir enterrar no chão.

Por favor visite Liberta-me.org, UnchainYourDog.org e DogsDeserveBetter para aprender mais sobre como melhorar as vidas dos cães acorrentados.