Friend Card Created with Sketch. Cartão Amigo

A partir de 3€ mensais poderá subscrever o Cartão do Amigo da Animais de Rua e ajudar-nos a chegar a cada vez mais animais.

Saiba Mais
Store Created with Sketch.

Loja

Friend Card Created with Sketch.

Cartão Amigo

Cartão Amigo

A partir de 3€ mensais poderá subscrever o Cartão do Amigo da Animais de Rua e ajudar-nos a chegar a cada vez mais animais.

Saiba Mais
Page 1 Created with Sketch.

Doar

Doar

O seu donativo salva vidas!

A Associação

A Associação Animais de Rua ajuda muitos milhares de animais nas ruas, esterilizando-os para que não se reproduzam, tratando-os quando estão doentes e alimentando-os. Promovemos o convívio pacífico entre os animais e as pessoas, em respeito pelo bem-estar animal e a saúde pública.

Quem somos

O problema da sobrepopulação de animais de rua em Portugal é uma realidade. As associações de recolha e abrigo de animais (importantes e necessárias para solucionar o problema dos animais que já existem) não têm recursos financeiros e humanos para combater o problema de fundo das muitas centenas de milhares de cães e gatos que procriam continuamente no domínio público.

Estes animais vivem sem acesso a cuidados de saúde básicos, alimentação suficiente, abrigo ou conforto; vítimas de fome, doenças e maus-tratos, condenados a existências curtas e sem qualidade de vida.

A Associação Animais de Rua foi criada exactamente para tentar minorar o sofrimento destes animais sem lar e evitar que nasçam outros nestas condições. Desta forma, dirigimos os nossos esforços e recursos para a promoção do bem estar dos animais mas também para a defesa da saúde e salubridade públicas, assim como a segurança e conforto das pessoas.


Relatório de actividades
Actuação
  • Programa integrado de controlo populacional de animais errantes/ silvestres e pertencentes a famílias de poucos recursos, através da sua esterilização em massa, em parceria com os municípios;
  • Programa de adopção de animais dóceis;
  • Programa educativo escolar através do qual procuramos sensibilizar e educar as crianças e jovens do nosso país para a problemática do abandono e o valor do respeito pela vida animal;
  • Campanhas informativas sobre posse responsável de animais de companhia;
  • Workshops e acções de formação, em parceria com a Change For Animals Foundation (CFAF), destinadas a médicos veterinários e organizações de protecção animal que pretendam iniciar-se no método CED.
Programa de controlo populacional e intervenção
  • Aplicação do método Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) em parceria com vários municípios portugueses: captura organizada dos animais (através de equipamento especializado), a sua esterilização, tratamento caso apresentem patologias, marcação com um pequeno corte na ponta da orelha esquerda (sinal internacional identificativo de animal esterilizado) e posterior libertação no território de origem, onde são monitorizados e alimentados diariamente. Os animais dóceis e as crias são, sempre que possível, colocados em Famílias de Acolhimento Temporário onde aguardam por uma adopção responsável.
  • Apoio alimentar e médico-veterinário a animais que vivem com pessoas sem abrigo e famílias carenciadas e que são, muitas vezes, a sua única fonte de companhia e afecto. Desenvolvemos este trabalho em parceria com autarquias e outras instituições de solidariedade social.

Visão

Uma sociedade portuguesa onde os animais são vistos como uma parte valiosa da comunidade.

Missão

Providenciar aos poderes nacionais e locais, instituições e comunidades os conhecimentos, os recursos, a capacidade e o desejo para melhorar o bem-estar animal e garantir que as suas necessidades são activamente supridas.

Valores

Todos os nossos recursos serão usados tendo como primeira prioridade o interesse e o bem-estar animal;
Todas as nossas políticas e decisões serão guiadas por estritos princípios éticos;
Todas as nossas intervenções valorizarão o bem-estar individual de cada animal;
Todas as nossas interacções com qualquer pessoa, grupo, comunidade, organização ou autoridade serão respeitosas e num espírito de cooperação;
Todos os nossos voluntários e funcionários incorporarão os valores da Animais de Rua.

Onde estamos

A Associação Animais de Rua actua a nível nacional, contando com 5 núcleos de actuação espalhados por todo o país: